Vai rolar o Caleidoscópio em Nova Iguaçu

Arte e ativismo representando em Morro Agudo

Por ENTRETERE (@entretere)
entretere@entretere.com.br

2/6/2017, 12:13

O Caleidoscópio é um festival temático que mescla arte e ativismo, e surgiu como resposta ao aumento da violência na Baixada Fluminense.

Shows de rap, sarau de poesias, workshop de produção musical, biblioteca coletiva, painel de graffiti, feira criativa, curso de produção cultural, torneio de futebol e sessão de cinema…

Tudo isso vai estar conectado na sexta edição do maior festival colaborativo do Rio de Janeiro, que acontecerá na Praça de Morro Agudo, no dia 03 de junho.

Contando com mais de 100 voluntários e produzido coletivamente por cerca de 30 jovens participantes do CPPEC – o curso de produção cultural do Instituto Enraizados, criado especificamente para produzir o festival, e que agora é um curso de extensão da UFRRJ – o festival reúne em um só dia centenas de artistas e produtores, de diferentes manifestações e territórios, para a prática de atividades culturais com o intuito de cambiar arte e experiências, valorizando a cultura da região e consequentemente seus artistas, atraindo a juventude e chamando a atenção das autoridades.

“Do mesmo lugar onde nasce a violência, também nascem a paz e a bondade, e o objetivo do nosso projeto é mostrar esse lado do hip hop, o lado da solidariedade, do respeito e da valorização do ser humano, por isso nesta edição estamos fazendo a campanha Hip Hop Solidário, arrecadando alimentos que serão distribuídos para as famílias mais pobres do bairro”, diz Dudu de Morro Agudo, idealizador e produtor do festival.

Nomes como os DJs Raffa e Marcelinho MG; os MCs Slow da BF e Lisa Castro; o BBoy Luck e grafiteiro Dante serão homenageados pela contribuição que deram ao hip hop na última década, pavimentando a estrada para essa nova geração de talentosos artistas.

O line up conta com shows de Walli Indigesto, Marcão Baixada e Yas Weneck, além dos DJs Dorgo, Imperatriz e Moonjay.

São 13 horas de atividades diversas, dentre elas Feira Criativa com exposição de 15 brexós da região, CaleidoKids que é um espaço voltado para crianças de até dez anos, campanha de arrecadação de alimentos, sarau de poesias e batalha de Mcs.

O Caleidoscópio acontecerá no dia 03 de junho, contudo desde o início do mês de maio estão acontecendo ações da ‘Agenda Caleidoscópio’, que são micro-eventos esportivos e culturais que servem de ‘esquenta’ para o festival, como consta na relação abaixo:

AGENDA CALEIDOSCÓPIO
· 06 de maio à 10 de junho – CPPEC
Curso prático de produção de eventos culturais na UFRRJ, em Nova Iguaçu
· 18 de maio – Cine Tela Preta
Exibição do filme O Custo da Oportunidade no Ponto Cine, em Guadalupe;
· 26 de maio – Caleidoloucos
Torneio de futebol na quadra do Morro Agudo Futebol Clube, em Morro Agudo;
· 27 de maio – GVV6
Pintura de um painel grafitado em Morro Agudo, no cruzamento da rua Thomaz Fonseca com a Luiz Silva.
· 30 de maio – Palestra e Workshop sobre Produção Musical
Palestra e Workshop sobre Produção Musical com engenheiro de som Raffaelo Santoro, conhecido no mundo hip hop como DJ Raffa, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

“O Festival Caleidoscópio faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica.”

SERVIÇO
Festival Caleidoscópio
Dia 03 de junho de 2017
Ás 16 horas
Praça de Morro Agudo (Próximo a estação de trem de Comendador Soares)
Informações: (21)4123-0102 e (21)9.6563-0554 WhatsApp

Assuntos relacionados: . . . . . .

Sem comentários ainda


Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários de ENTRETERE exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete a opinião deste site ou de seus autores.

Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, que tenham informações pessoais do autor do comentário, ou que tenham carater puramente promocional.